Unesp Bauru desenvolve alerta de enchentes para Lençóis Paulista

Um sistema de alerta desenvolvido por pesquisadores da Unesp vai ajudar Lençóis Paulista a prever enchentes a partir do verão de 2026. A ferramenta utiliza apenas dados de radar meteorológico e modelagem do solo, sem depender de uma rede de pluviômetros, e teve os resultados publicados em maio na revista científica Atmosphere.

O projeto surgiu após a enchente registrada em janeiro de 2016, quando um temporal de 213 milímetros rompeu 16 represas na bacia do Rio Lençóis, alagando bairros inteiros da cidade. O desastre deixou dois mortos, 997 desabrigados e prejuízos estimados em R$ 26 milhões. Desde então, o município já enfrentou pelo menos nove alagamentos de grande porte.

Atendendo a um pedido da prefeitura, o professor Demerval Moreira, da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, desenvolveu o estudo em parceria com a então estudante de meteorologia Thaísa Giovana Lopes. O trabalho resultou no Índice de Probabilidade de Inundação (Flood Probability Index – FPI), que estima o risco de enchentes com base nas chuvas detectadas pelo radar meteorológico de Bauru.

Além do volume de precipitação, o sistema considera a capacidade do solo de absorver água, fator determinante para a ocorrência de alagamentos. Para isso, os pesquisadores utilizam um software de simulação ambiental que avalia a umidade do solo ao longo do tempo, mesmo sem medições diretas em campo.

Segundo Moreira, o diferencial do FPI é a eficiência mesmo com poucos dados disponíveis. A expectativa é que o sistema contribua para ações preventivas da Defesa Civil e ajude a reduzir danos e riscos à população diante de eventos climáticos extremos.